Seis abrigos de idosos da capital receberam, durante a terceira semana de maio, alimentos não perecíveis arrecadados durante uma live da banda Xenhenhem. Primeiramente, o material foi encaminhado pelo grupo à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), que dividiu as doações, totalizadas em 20 Kg de açúcar, 1 de fardo de massa de milho e 40 Kg de arroz, entre as unidades.

Receberam os materiais o Abrigo de Idosos Manain, Casa Frederico Ozanam, Fundação Abrigo São Lucas, Casa São José, Lar D’ Santana e Lar das Flores de Maria. Visitas de monitoramento vêm sendo realizadas semanalmente nestes locais, pela equipe técnica da Semcaspi, para realização de um levantamento das suas necessidades específicas.  Representantes dos abrigos se dirigiram ao almoxarifado da Secretaria, no dia de sua disponibilidade, para recebimento dos kits de alimentos.

A ação se junta aos reforços sanitários disponibilizados na primeira semana de maio. As seis unidades receberam kit de EPIs contendo 200 máscaras e luvas, 10 litros de água sanitária e sabonete líquido e cinco litros de álcool em gel. Desde o início da quarentena, as unidades vêm adotando medidas de segurança e de isolamento a fim de evitar o contágio pela Covid-19: as visitas estão suspensas e todos os idosos vacinados.

“Cada casa-lar que possui o município de Teresina abriga segmentos importantes da nossa sociedade: idosos, pessoas com deficiências, crianças. O esforço que a Prefeitura tem realizado, para que o Coronavírus não chegue a esses abrigos é gigantesco, desde o cuidado com os servidores ao acompanhamento e fornecimento constante de equipamentos de proteção individual”, explicou o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.