Foram apresentados, na manhã desta segunda-feira (09), no Palácio da Cidade, os índices positivos para a sensação de segurança dos jovens, de 15 a 24 anos, residentes dos 13 bairros que compõem o Programa Lagoas do Norte. Os resultados fazem parte de pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, organização sem fins lucrativos que tem por missão atuar como um espaço de debate, articulação e cooperação técnica para a segurança pública no Brasil.

Entre os números apresentados, a pesquisa apontou uma diminuição de 64% para 56% do uso de drogas em local público. Teve ainda a queda de 65% para 43% da venda de drogas em local público, o roubo de veículos teve redução de 31% para 15%, bem como, os roubos a residências que tiveram uma queda 33% para 19%. Nos índices de bagunça noturna, a pesquisa apontou uma queda considerável de 32% para 16%. A pesquisa entrevistou 400 jovens entre os dias 16 de agosto e 02 de setembro de 2019, por meio de abordagem domiciliar.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, explicou que o Vila Bairro Segurança surgiu como proposta do Poder Público Municipal no desenvolvimento da metodologia para se trabalhar a segurança pública e colaborar com a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

São várias experiências que estão acontecendo Brasil afora e aqui em Teresina não é diferente. Nós estamos aprendendo a como entrar nessa dimensão da esfera da segurança pública de forma para colaborar na melhoria do direito de ir e vir da população e da sensação de segurança”, disse o prefeito de Teresina.

Para Samuel Silveira, secretário de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), os resultados apresentados reforçam o que melhorou, desde 2016, e também pontos que precisam ser trabalhados ao longo deste ano.

Nesta nova pesquisa, o Fórum Brasileiro repetiu a proposta no mesmo território, ou seja, replicou a fórmula anterior e encontrou excelentes resultados. A partir do que foi apresentado percebemos alguns pontos que merecem relevante destaque como, por exemplo, o aumento da confiança dos jovens na Polícia, além da redução na percepção de roubos, compra de armas e uso de drogas. Destaco que muito dessa melhoria está diretamente ligada às ações desenvolvidas pela Guarda Municipal de Teresina, implantada em 2016”, disse o Samuel Silveira.

A representante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Juliana Martins, explicou que os resultados que foram apresentados refletem ações que a Prefeitura já vem realizando desde o conhecimento da pesquisa, quando foi realizado o primeiro survey e informou que o trabalho estratégico de redução à violência na área assistida pelo programa Vila Bairro Segurança vai até janeiro de 2021.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).