Os 287 alunos participantes do Curso de Formação para Guarda Civil Municipal, aprovados no processo seletivo iniciado em dezembro de 2018, estão reforçando a segurança nas ruas e praças do Centro de Teresina. Eles estão cumprindo o estágio supervisionado de 24 horas divididas em turnos de 6 horas, cada.

“Os alunos estão sendo supervisionados por Guardas Municipais experientes. Lembrando que esse estágio é uma das últimas fases do curso de formação. Reafirmamos nosso compromisso de o mais rapidamente lutar para que esses Guardas, que hoje estão em treinamento, possam em breve ser nomeados e passem a servir a cidade de Teresina”, afirmou secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Samuel Silveira.

Entre os critérios avaliativos considerados durante a atuação supervisionada estão: pontualidade; assiduidade; capacidade colaborativa; disposição para execução de atividades; auto segurança; determinação; relacionamento interpessoal; integração; e adaptabilidade. Ao final do estágio, os alunos deverão produzir um relatório.

Nesta quinta-feira (30), o Curso realiza ainda ciclo de palestras abordando temas pertinentes para o cumprimento das funções da GCM. A Superintendente da Polícia Federal no Piauí, delegada Mariana Calderon, vai apresentar as normas da PF. A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) participa orientando sobre a abordagem adequada para mulheres agredidas, de forma que se promova um atendimento humanizado a esse público.  O controle emocional na carreira do Guarda também recebe destaque, por meio de palestra ministrada por profissional da psicologia. Mais informações sobre o evento poderão ser conferidas no site da Semcaspi.

Criada há dois anos, a Guarda Civil Municipal de Teresina é vinculada à Semcaspi e atua nas praças da Bandeira, Rio Branco, Fripisa; parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Parque Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão), além de realizar patrulhamentos preventivos nos prédios municipais públicos da zona Sul de Teresina, Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina, Praça dos Skatistas e Corredores.