O Teresina em Ação, uma parceria da TV Clube e a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), dá seu pontapé inicial do ano de 2020 neste sábado (1). A 28ª edição acontece na Praça do Vale do Gavião, das 8h às 13h, e promete ter uma temática carnavalesca. Entre os mais de 160 serviços a serem oferecidos, chama a atenção a primeira participação da plataforma online de voluntariado, o Teresina Transforma, que contará com stand de cadastramento de novos usuários.

Além de levar serviços para a população, o evento vai servir para incentivar as pessoas a prestarem serviço voluntário através do Teresina Transforma. Vamos mostrar que existem milhares de pessoas que estão precisando de todo tipo de ajuda”, afirmou o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Além do novo serviço, ações já tradicionais compõem a programação do sábado, como a emissão de documentações (R.G., Carteira Estudantil, I.D. Jovem, Registro Civil, Declaração de Paternidade e Passe Livre) e a distribuição de materiais (como preservativos, artigos educativos, kits de higiene, ‘cremosinhos’, mudas de planta e até mesmo adereços de carnaval). Também estarão disponíveis os espaços de beleza e lazer, as feirinhas e os palcos culturais.

A população terá ainda acesso a atendimentos de saúde, frequentemente presentes no Teresina Em Ação. Profissionais da fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, da clínica geral e de várias outras competências estarão atuando durante o evento. A aplicação de vacinas e as orientações em relação à prevenção do mosquito transmissor de doenças, Aedes aegypti, também prometem atrair o grande público.

Ao longo de mais dois anos, o Teresina em Ação já contabiliza 27 edições realizadas nos bairros de todas as regiões da cidade, buscando viabilizar o acesso da população aos serviços públicos de forma descentralizada. O projeto continua mensalmente, sempre aos sábados. A população pode entrar em contato com a Gerência de Política Integradas da Semcaspi, por meio do 3131-4714, e solicitar um Teresina em Ação no seu bairro, mais informações sobre a programação, ou até mesmo se disponibilizar para voluntariado. Os registros da ação poderão ser conferidos no site e nas redes sociais da Semcaspi.