Aconteceu na manhã desta segunda-feira a aula inaugural do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina. Cerca de 300 aprovados no concurso compareceram à cerimônia realizada no Teatro João Paulo II. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Uespi (Nucepe), da Guarda Municipal, além de outros órgãos da Prefeitura de Teresina. O prefeito Firmino Filho e o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, também se fizeram presentes durante toda a manhã.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, destacou esta última fase do concurso como a “mais essencial”. “No curso vocês começarão a formar grande consciência de princípios e valores que manterão vocês sólidos defendendo nosso patrimônio público, nossa Teresina e nossas pessoas”, declarou. “Não houve nenhum tipo de economia no pensar desse curso de formação. É tradição da Prefeitura zelar pelo bem feito, qualificar adequadamente e fazer com que os nossos servidores possam trabalhar da melhor forma possível”.

Em discurso, Firmino Filho celebrou a Guarda como uma instituição que efetivamente “traz a missão da segurança pública, de guardar o patrimônio, quer seja seus prédios ou espaços”. O prefeito ressaltou que, embora o munícipio atue na área da segurança de forma indireta, a gestão tem buscado desenvolver projetos integrados, como o programa Vila Bairro Segurança, na zona norte. A iniciativa conta com frentes de prevenção e combate à violência, articuladas entre a Guarda, a Polícia Militar, a 1ª Vara da Infância e Juventude e SDU Centro Norte, e já registra 92.016 mil habitantes atendidos em 13 bairros da região norte.

“Com a chegada de todos vocês, a Guarda deve ficar com uma efetivação de 400 homens e mulheres. Ela vai dar conta dessa missão e a sensação de viver em Teresina vai ficar ainda melhor!”, comemorou o prefeito.

Ao final do curso, os alunos que obtiverem nota superior ou igual a 7 pontos em avaliação a ser realizada nos respectivos módulos estarão aptos para exercer a função. O corpo decente do curso de formação será composto por professores da Universidade Estadual do Piauí, profissionais das polícias civil e federal, além de integrantes da própria Guarda Municipal.

Criada por meio da Lei complementar n° 3.834, o órgão atua nas praças da Bandeira, Rio Branco, do Fripisa e dos Skatistas; parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão); Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina e Corredores e Terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista. A Guarda atua, ainda, nos projetos “Teresina Protege” e “Educando para Prevenir”, que integram as ações do Programa Vila Bairro Segurança.