A Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) convida a população da Zona Norte para participar da Consulta Pública de avaliação do Programa Vila Bairro Segurança (VBS) a ser realizada nesta quinta-feira (28) a partir das 13h até as 18h e na sexta-feira (29) de 07h:40 às 12h no Centro de Formação Odilon Nunes, localizado no Bairro Marquês.

O evento será conduzido pela equipe técnica do Lagoas do Norte. Os moradores dos 13 bairros contemplados pelo Projeto Lagoas do Norte poderão comparecer para colaborar de forma ativa com o Programa. A Semcaspi reforça que é fundamental a participação da população a fim de melhorar o que já vem sendo feito através do Programa e assim buscar promover segurança pública qualidade para a região.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, diz que o objetivo da consulta é ouvir a população e criar um espaço de debate a respeito das ações realizadas através do Programa VBS, que atua nos eixos da proteção e da prevenção em prol da segurança pública de Teresina.

O objetivo é escutar a população sobre o que pode ser melhorado. O programa é uma política pública que atua em várias frentes, fazendo a segurança das áreas, evitando que jovens fiquem em situação de vulnerabilidade social, dando capacitação para adolescentes e ainda prevenindo o uso de drogas. Vamos escutar o que as pessoas têm a dizer para que possamos aperfeiçoar o Vila Bairro Segurança”, afirma o secretário.

Na programação, o Plano Municipal de Prevenção da Prefeitura de Teresina será apresentado e seguirá com orientações para a formação de Grupos de Trabalho (GT). A participação nos GTs é livre, sendo necessário apenas um credenciamento prévio a ser realizado no início do evento. O objetivo é discutir temas como “Desenvolvimento Urbano e qualidade de vida”, “Juventudes e oportunidades” e “Cultura de paz e prevenção”. Ao final, as discussões e avaliações serão compartilhadas em plenária por representantes de cada grupo.

O Projeto

Lançado em 2018, o Programa Vila Bairro Segurança (VBS) contempla bairros da zona Norte de Teresina por meio de projetos que atuam nas frentes de proteção e prevenção. Mais de 92 mil habitantes foram atendidos por projetos como “Meu Bairro é Vivo”, “Sou Capaz”, “Teresina Pela Paz”, “Paz na Escola” e “Educando para prevenir” que compõem a frente de prevenção do VBS. Na frente de proteção, a Guarda Civil Municipal (GCM) é responsável pela parte operacional em parceria com a Polícia Militar, através dos projetos “Blitz sufoco” e “Teresina Protege”.