Em comemoração aos 167 anos de capital, a Prefeitura de Teresina realizou hoje (6) a solenidade de entrega de 08 novos veículos e equipamentos para a Guarda Municipal, impressoras braile e 03 micro-ônibus para atender as demandas socioasssitenciais da Associação dos Cegos do Piauí (ACEP), Casa do Reencontro e Centro Dia Saber Cuidar.

A solenidade contou com a presença do prefeito Firmino Filho, do secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) Samuel Silveira e representantes do Centro Dia Saber Cuidar, da Associação dos Cegos do Piauí (ACEP), da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), vereadores da Câmara Municipal, e da Casa do Reencontro.

Em seu discurso, o prefeito ressaltou a importância do trabalho no município .”A Guarda Municipal vem crescendo de forma gradual, consistente e responsável. Demos um salto qualitativo importante com a aquisição de materiais e o concurso público para novos agentes e o nosso objetivo é que a instituição construa cada vez mais uma história de sucesso na cidade”, afirma.

De acordo com o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, a Guarda está cumprindo a obrigação constitucional de cuidar do patrimônio público com um olhar para a família teresinense. “A partir da próxima semana, as nossas unidades básicas de saúde, unidades escolares e da assistência social serão vistoriadas diariamente pela Guarda”, afirma.

Tâmara Narrara, coordenadora do Saber Cuidar, também ressaltou a importância dos recursos entregues. A unidade conta agora com transporte a ser oferecido aos usuários. “Esse micro-ônibus foi super bem-vindo pela equipe. Vamos poder trabalhar as atividades fora da Centro — tanto em datas alusivas, quanto como forma de lazer e ressocialização dos usuários nos espaços”, reforça.

O sentimento foi compartilhado pelo presidente da ACEP, Adeilton Fonseca. “Foi uma solenidade muito importante para nós, tendo em vista que recebemos aquilo que, para o nosso funcionamento no dia-a-dia, é o mais precioso: máquinas e impressoras braile, que vão incrementar o nosso ensino. Esse incentivo vai possibilitar a preparação de material em braile em maior quantidade para os nossos estudantes e expandir para os universitários, que encontram no dia-a-dia dificuldades em encontrar esse material”, declarou.

A ACEP também passa a contar com transporte próprio. “A entrega do micro-ônibus vai ajudar muito no funcionamento da instituição e, principalmente as pessoas que estão chegando na mesma, cursando ensino fundamental, alfabetização, e dependem do transporte escolar. Estamos muito felizes!”

A capital completa 167 anos no dia 16 de agosto, e celebra, durante todo o mês, a data. A Prefeitura de Teresina disponibilizará programação especial por meios dos órgãos, instituições e conselhos referenciados. A cobertura das festividades pode ser conferida no site e nas redes da Prefeitura.