O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira se reuniu, na tarde desta quinta-feira (18), com representantes do Vila Bairro Segurança para avaliar a execução da consultoria prestada pelo Fórum brasileiro de Segurança Pública para a Semcaspi. O encontro teve como objetivo de direcionar as ações preventivas que estão acontecendo na área de atuação do programa na cidade de Teresina.

Samuel Silveira explicou que além das estatísticas fornecidas pelo Fórum para direcionar as abordagens no Teresina Protege, a organização sem fins lucrativos vai oferecer nos próximos dias uma capacitação para os servidores do município no intuito de motivar as execuções dos projetos que surgirem através da troca de experiências.

“Dentro do programa Vila Bairro Segurança, nós temos seis projetos que já estão sendo executados na cidade, sendo um deles, o Teresina Pela Paz, que visa capacitar os servidores para atuar na área de prevenção da violência nos ambientes públicos. O Fórum vai nos apresentar as capacitações que vão acontecer até 2020 com os servidores que atuam no território integrado onde as ações já estão sendo realizadas”, disse o secretário.

A assessora técnica da Semcaspi, Débora Ferraz, explicou que a consultoria do Fórum Brasileiro iniciou em 2017 e que vem ajudando no direcionamento das ações e na diminuição da violência na zona Norte de Teresina.

“Desde 2017 o Fórum tem participado ativamente das ações do Vila Bairro Segurança. Ao longo desse tempo, nós fizemos uma reformulação do programa através dos indicadores repassados por eles. Além desse processo, o Fórum fez ainda uma consultoria específica para Guarda Civil Municipal baseada nas experiências que são executadas em outras partes do Brasil,” explicou.

O assessor de planejamento e monitoramento do Lagoas do Norte, Allan Cronemberger, informou que, recentemente, 40 servidores participaram em Teresina de uma capacitação para a execução de ações preventivas dentro das escolas municipais e que oferecida pela Faculdade Latino Americano por intermédio do Fórum.

“No projeto Teresina Pela Paz nós trabalhamos o tema de prevenção da violência nas escolas, através de um diagnóstico no ambiente educativo que foi feito e entregue para subsidiar novas ações de prevenção com os alunos dentro desses instituições. Essas ações foram executadas através do projeto Paz na Escola que ofereceu oficinas, palestras e atividades esportivas. Novas reuniões estão sendo preparadas para apresentar os resultados desses projetos”, finalizou o assessor.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão atuar como um espaço permanente e inovador de debate, articulação e cooperação técnica para a segurança pública no Brasil. Na prática, isso se traduz em um programa de trabalho pautado na circulação de dados e de conhecimento acerca da realidade da área e, ainda, na aproximação e na construção de pontes de diálogo entre diferentes segmentos que lidam cotidianamente com a prevenção da violência.