A Guarda Civil Municipal encerrou nesta sexta-feira (12) a capacitação teórica e prática de melhoramento na abordagem, tiro, primeiros socorros, montagem e desmontagem de armamento, perícia e defesa pessoal. Uma das aulas foi de atendimento pré-hospitalar e foi ministrada pelo operador e médico, Elvas Barjud.

De acordo com o secretário da Secretaria Muncipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, a instituição está empenhada em melhorar o atendimento à população e, para isso, vem realizado constantes treinamentos e cursos com os agentes.

“A Guarda Municipal hoje realiza patrulhamento nos terminais de integração. Colocamos uma viatura específica nos corredores exclusivos dos ônibus. Em alguns dias, a força terá mais 20 motocicletas à disposição dos agentes”, explica o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Criada há dois anos, a GCM tem um papel de preservar os bens e patrimônios do município e na assistência a comunidade. Atualmente, a GCM atua nas praças da Bandeira, Rio Branco e Fripisa; nos parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão) e realiza patrulhamentos preventivos Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina, Praça dos Skatistas e corredores, estações e terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista.

Além disso, a Guarda Municipal possui um canal de atendimento à população por telefone, através do número 153. O serviço recebe ligações de telefone fixo, orelhão ou celular, gratuitamente.