O Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, instituição administrada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), conta agora com área demarcada para embarque e desembarque. A iniciativa partiu de uma solicitação da unidade, feita à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), com intuito de facilitar o uso do Transporte Eficiente.

“Com a demarcação da área para o embarque e o desembarque, facilitou muito para os familiares e principalmente para o Transporte Eficiente, quando deixarem e pegarem os nossos assistidos. Antes dessa demarcação, outros carros ficavam estacionados na frente da unidade dificultando a entrada e a saída dos usuários atendidos pela unidade”, ressalta Luzinara Soares, coordenadora do Dia.

A unidade atende pessoas de 18 a 59 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que estejam inscritas no CadÚnico e se encontram em situação de vulnerabilidade social. Estando, ainda, com algum grau de dependência, que tiveram ou têm limitações agravadas pela convivência com situações de risco ou violação de direitos.

Entre os serviços ofertados no Centro, estão atividades de convivência e fortalecimento de vínculos e cuidados pessoais com deficientes; orientação e apoio aos cuidadores e/ou familiares e identificação de tecnologias assistidas de convivência e autonomia da pessoa com deficiência.

Transporte Eficiente

O Transporte Eficiente atua em conjunto com o Centro Dia de Referência para Pessoas Com Deficiência, oferecendo os serviços para os usuários, assegurando a inclusão social nos espaços.

Atualmente, Teresina conta 19 veículos. Mais de 2 mil pessoas com deficiência são cadastradas no Transporte Eficiente e os atendimentos são feitos o para todas as áreas da cidade, através de agendamento do serviço no número 0800-086-3122. O processo de solicitação para utilização deve ser iniciado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A pessoa que irá solicitar vai precisar de cópia do RG, do CPF, do laudo médico e do comprovante de residência para que seja realizado um cadastro. O benefício é concedido após análise da Strans. Com o cadastro pronto, o usuário poderá agendar dia e horário para utilizar o serviço. É importante lembrar que o agendamento deverá ser feito sempre com um dia de antecedência, de forma gratuita, pelo 0800-086-3122.