Com muito frevo, marchinhas de carnaval, fantasias e animação, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Públicas (Semcaspi), realizou, nesta sexta-feira (8) o 1º Baile Integrativo de Idosos no Clube dos Diários, no Centro de Teresina.

O evento contou com a participação, além de idosos, de jovens e adolescentes que são assistidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e das demais instituições de acolhimento de Teresina, além de outros idosos que não participam de serviços ofertados pela Prefeitura de Teresina. A animação ficou por conta da Banda Monsenhor Chaves.

Segundo a coordenadora do SCFV, Suelenia Barros, o baile oportunizou aos idosos de abrigos e Centros de Convivência da capital a reviver a época deles. “É muito lindo ver no rosto de cada um deles a alegria e a satisfação de estarem aqui juntos, festejando o carnaval. A folia dessa época do ano é para todos e nós estamos oportunizando a eles participarem das festas”, ressalta Suelenia Barros.

É o caso da idosa Creusa Alves, que completa 80 anos de idade no próximo domingo (10), que emocionada, lembrou da juventude. “A festa me fez lembrar da época em que era jovem e que brincava carnaval nas ruas do centro de Teresina, minha vida valeu e vale muito a pena. Um momento muito feliz pra mim”, declara Creusa Alves.

Os SCFV são referenciados aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Para ter acesso ao serviço em Teresina, os encaminhamentos podem ser feitos pelo CRAS, CREAS, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e também pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).