Acontece na próxima sexta (8), o primeiro Baile Intergeracional, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Públicas (Semcaspi). O evento contará com o apoio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC). O Baile acontece no Clube dos Diários, das 8 às 11h, com o objetivo de integrar os idosos das mais diversas regiões de Teresina, através das folias carnavalescas deste período do ano.

Todas as instituições de atendimento ao idoso vão participar do momento integrativo, que vai contar com a apresentação da banda Monsenhor Chaves. Instituições com públicos de outras faixas etárias também estarão presentes no evento, para garantir também a integração entre as idades diferentes.

“O CMDI planejou a realização do baile interativo visando a integração dos idosos institucionalizados com os idosos que vivem em sua residência e participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de outros grupos, como os adolescentes também contemplados pelos SCFV’s. É uma população que, por suas limitações, não participava das festas carnavalescas. Estamos dando o primeiro passo para mudar essa realidade”, destaca Maria do Socorro Rodrigues, Secretária-executiva do CMDI.

Os SCFV são referenciados aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Para ter acesso ao serviço em Teresina, os encaminhamentos podem ser feitos pelo CRAS, CREAS, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e também pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“É importante proporcionar esses momentos para os nossos idosos, pois garantimos um fortalecimento de vínculos com a comunidade onde eles vivem. Além disso, a ação também valoriza, bem como ajuda, através das atividades, o desenvolvimento das potencialidades de socialização com as demais pessoas”, finaliza Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.