Estão abertas as inscrições para o curso de Moda e Serigrafia ofertado pela Casa de Zabelê, entidade conveniada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas de Teresina (Semcaspi). O prazo teve início no dia 7 de janeiro e vai até dia 8 de fevereiro. Jovens de 16 a 22 anos, regularmente matriculados e cursando até o 2º ano do Ensino Médio, podem participar.

O curso busca formar jovens capazes de “criar estampas, análise de arte final, conhecer impressões serigráficas, confecção de matrizes e reaproveitamento de telas e substratos”. A grade curricular conta com duas disciplinas teóricas, dois laboratórios práticos e acompanhamento psicosociopedagógico. Informações sobre a documentação necessária e outros detalhes podem ser obtidos por ligação aos telefones 3215-9320 e 3315-9321.

O foco no atendimento da Casa de Zabelê são casos de vítimas de violência doméstica e, de forma especializada, na violência sexual. “Nós acreditamos que o trabalho da Casa causa o que há de mais importante na vida de uma pessoa, que é a mudança para melhor. A Casa de Zabelê é um exemplo de dedicação e amor ao próximo, de assistência a crianças e jovens que precisam do nosso apoio”, afirma o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

A Casa de Zabelê fica na Av. Pedro Freitas, próximo ao prédio da Strans. O espaço surgiu em 1994 e foi promovido pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, frente à situação de violência imposta às meninas que eram exploradas sexualmente nas principais praças de Teresina. Em 29 de agosto de 1996, a Casa de Zabelê iniciou suas atividades, originando-se de uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Prefeitura de Teresina e Ação Social Arquidiocesana (ASA).