A Guarda Civil Municipal de Teresina divulgou o relatório de atuação entre os meses de janeiro a dezembro de 2018. Em números gerais, foram apreendidas 323 porções de droga. A maior parte dos entorpecentes é de substâncias análogas à maconha e crack. Além disso, foram apreendidas 119 armas, sendo a maior parte de armas brancas e simulacros, e cerca de 850 reais em dinheiro de origem no tráfico.

De acordo com o comando da Guarda Municipal, as equipes recuperaram 34 veículos, sendo 26 motocicletas, oito carros e duas motos depenadas. Em pelo menos 43 situações, as equipes da GCM promoveram assistência à comunidade, prestando socorro à população. As ocorrências mais frequentes são os acidentes de trânsito, além do atendimento a casos de violência contra a mulher.

Das 63 conduções à Central de Flagrantes, casos de tráfico de drogas, furto e suspeita de roubo são maioria. De acordo com o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, os bons índices se devem às patrulhas de rotina e ao contato com a população, seja por meio da presença nos espaços públicos ou pelas ligações, feitas gratuitamente, ao número do órgão, o 153.

“A guarda tem mostrado bom trabalho de acordo com o planejamento articulado. Em 2018, ela seguiu se fortalecendo operacionalmente e mostrando, principalmente, uma forte recuperação de veículos furtados e roubados. Ao assegurar a integridade do patrimônio e dos espaços públicos com eficiência, se consolida como uma presença que traz sensação de segurança às famílias teresinenses”, destaca Samuel Silveira.

Criada por meio da Lei complementar n° 3.834, a Guarda Civil Municipal de Teresina é vinculada à Semcaspi. A atuação da Guarda acontece nas praças da Bandeira, Rio Branco, Fripisa; nos parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Parque Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão); além de patrulhamentos preventivos no Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina, Praça dos Skatistas e Corredores e Terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).