Teresina é destaque em um livro feito pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que aborda práticas latino-americanas de promoção à primeira infância.  Intitulado “Da Ciência à Prática: Os Programas de Apoio ao Desenvolvimento Infantil na América Latina”, o livro posiciona a capital piauiense como uma das mais eficientes entre os 192 municípios do Piauí que aderiram ao programa.

O Criança Feliz tem como principal objetivo fortalecer a primeira infância das crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social. Entre dezembro de 2017 e outubro de 2018, o programa realizou mais de 25 mil visitas às famílias da capital. “O programa tem sido muito bem desempenhado pela Semcaspi.  As famílias que recebem as visitas de nossos profissionais podem contar com o monitoramento do desenvolvimento físico, psicológico e escolar da nossa criançada”, comenta Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

O resultado rendeu uma placa comemorativa oferecida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) para Teresina, além das cidades de Parnaíba e Santa Cruz do Piauí. A placa foi entregue no mês de dezembro para a representante da Semcaspi no evento, a secretária-executiva do SUAS, Mauricéia Carneiro. Os representantes dos municípios foram presenteados com dois exemplares do livro, um trabalho colaborativo de mais de 300 especialistas do Brasil e exterior, e que traz as histórias de quem vive o Programa Criança Feliz em sua aplicação diária, como pais e visitadores.

A publicação impressa está sendo distribuída a gestores e órgãos nacionais e internacionais da área de Assistência Social e a versão on-line pode ser acessada gratuitamente no site oficial da publicação: https://bernardvanleer.org/pt-br/.

Onde e como funciona o Programa

O Criança Feliz foi instituído por meio do decreto n° 8.869, de 05 de outubro de 2016, tendo como fundamentação o Marco Legal da Primeira Infância. São priorizadas famílias em situação de vulnerabilidade social, nos seguintes recortes: gestantes, crianças de zero a três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; criança de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até seis anos em serviços de acolhimento.

Em Teresina, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) contemplados com o programa Criança Feliz são: no Território Norte: os Cras Norte II, Cras Norte III e Norte V; Território Leste: os Cras Leste I, Cras Leste II e Cras Leste III; Território Sul: os Cras Sul II, Cras Sul III e Cras Sul IV; Território Sudeste: os Cras Sudeste I, Cras Sudeste II e Cras Sudeste III. Para mais informações, acesse: semcaspi.teresina.pi.gov.br

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).