Ao receber o beneficio do Bolsa Família, os usuários assumem o compromisso de cumprir condicionalidades referentes à saúde e educação. Em Teresina, segundo a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), famílias correm risco de ter o Bolsa Família suspenso ou bloqueado por conta do descumprimento da condicionalidade da saúde.

As famílias beneficiárias têm a obrigação de cumprir o acompanhamento semestral referente à condicionalidade da saúde. “É importante que as famílias cumpram a condicionalidade referente à saúde, tendo em vista que se trata de uma atenção prioritária destinada a elas. O Bolsa Família tem, dentre seus objetivos, garantir o acompanhamento para exames de rotina, pré-natal e outros serviços necessários para preservar o bem-estar dos seus beneficiários”, destaca Luíza de Marilac, gerente do Programa de Renda Mínima e Benefícios (GPRM), da Semcaspi.

Para garantir a continuidade do recebimento do benefício, as famílias devem procurar o agente comunitário de saúde ou Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região, até o dia 15 de dezembro. Devem comparecer famílias beneficiárias com crianças menores de 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e, também, as gestantes ou nutrizes. Os beneficiários devem levar o cartão do Bolsa Família, a caderneta de vacinação das crianças e, caso haja, a caderneta das gestantes.

“Esse é um processo rotineiro que a Secretaria faz e alerta as famílias para que tenham as condicionalidades cumpridas. Para garantir a permanência no programa Bolsa Família, é necessário que façam os devidos acompanhamentos”, pontua Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.