Foi muito bom. As atividades foram animadas e me diverti bastante”. Foi assim – e com um largo sorriso no rosto – que dona Joaquina da Silva descreveu as atividades integrativas que envolveram cerca de 1.300 pessoas idosas em Teresina. A ação contemplou pessoas assistidas pela rede de assistência da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

As ações foram realizadas de 23 e 25 de outubro. A programação envolveu uma missa comemorativa, em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no 1° de outubro, além de piqueniques integrativos, onde foram desenvolvidas atividades de capoterapia, banho de piscina, concursos de forró, entre outras.

É importante proporcionar momentos assim, pois garantimos um fortalecimento de vínculos de cada idoso e idosa. Além disso, a ação também valoriza, bem como ajuda, através das atividades, a desenvolver as potencialidades de cada um, bem como valorizar a fé”, comenta Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

Ao todo, contabilizando com as pessoas idosas, cerca de 1.500 pessoas estiveram envolvidas nas ações. Em seu dia a dia, a população idosa de Teresina conta com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que visam contribuir para um processo de envelhecimento saudável, ativo e autônomo.

Os SCFV são referenciados aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Para ter acesso ao serviço, os encaminhamentos podem ser feitos pelo CRAS, CREAS, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e também pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).