A Defesa Civil Municipal de Teresina, junto com representantes da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul, Sudeste, Centro/Norte e Leste e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) se reuniram na tarde desta segunda-feira (22) . O objetivo do encontro foi avaliar as ações de prevenção e de combate a incêndios no período do B-R-O-Bró na capital.

De acordo com a avaliação, realizada pela Defesa Civil de Teresina, as palestras promovidas pelo órgão têm colaborado para a conscientização e diminuição de queimadas no município. “Só no período do B-R-O-Bró, seis comunidades, que haviam sido atingidas por incêndios ano passado, receberam nossas palestras, como forma de prevenção a novas ocorrências: Chapadinha Sul, Acampamento 8 de Março, Usina Santana, Povoado São Vicente, Cajazeiras e Cacimba Velha. Conseguimos, assim, contemplar zona rural de Teresina, com atenção especial para as áreas que sofreram com os focos de queimadas no ano passado”, explica Sebastião Domingos, membro da Defesa Civil Municipal.

Além das ações de prevenção, como palestras, as chuvas fora de época que ocorreram durante o mês de outubro contribuíram para a diminuição dos casos de incêndios. “Soma-se, ainda, o plano estratégico de prevenção a incêndios feito pelos órgãos da Prefeitura de Teresina. A identificação e monitoramento de cerca de 400 terrenos baldios, procedimento feito pelas SDUs, também tem contribuído para o controle dos casos e diminuição significativa das ocorrências de queimadas”, pontua o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira.

Contato com a Defesa Civil de Teresina

A população pode solicitar uma palestra preventiva pela Defesa Civil de Teresina, via ofício, na sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), órgão ao qual a Defesa Civil é vinculada. A Secretaria fica na Rua Álvaro Mendes, 861, Centro. Mais informações, pelo telefone (86) 3215-7485. Em caso de dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal, gratuitamente, através do número 153. 

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).