Nesta quarta-feira (17), foi realizada a primeira Pré-Conferência de mobilização dos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SDG), crianças, adolescentes e a sociedade, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAT). O evento reuniu representantes do território Norte da capital. As atividades antecedem a realização da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para acontecer entre os dias 22 e 23 de novembro.

O evento debateu a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral a crianças e adolescentes nas políticas públicas, visando fortalecer as estratégias e ações de enfrentamento a violência, considerando a diversidade. A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina terá como tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Esse é um momento importante para nossa política, mas, acima de tudo, um momento de encontros. O que significa esse espaço? Que não devemos perder a esperança. Que devemos, sim, continuar lutando pelos direitos das crianças e adolescentes em Teresina. E é importante escutarmos os adolescentes, entender as demandas. Os obstáculos são inúmeros, mas não devemos perder a força de saber que podemos proteger. Esse espaço  tem que ter vida e é essa a vida que temos que mostrar hoje. Agradecemos a cada um que contribui. É possível fazermos diferente”, comenta Mauriceia Carneiro, secretária-executiva do SUAS.

A programação contou, ainda, com apresentações culturais; palestra temática; leitura das orientações gerais; grupos temáticos; apresentação das discussões nos grupos e eleição dos delegados para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. As pré-conferências ainda serão realizadas no dia 18/10 – Centro de Referência da Assistência Social (Cras – Sudeste II), na Rua Breno Teodomiro de Carvalho, Dirceu I; 24/10 – CRAS SUL III, na Rua 63, nº 2050, Promorar; 25/10 – Salão Paroquial da Igreja de Fátima, AV. Nossa Senhora de Fátima.

É muito importante saber que temos um espaço na sociedade, que temos que lutar pelos direitos da criança e adolescentes. Discutir políticas, educação. Sentimos que estamos sendo ouvidos pelo poder público ao participar de momentos como este”, destaca Ana Carolyne Silva, jovem representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).