Uma semana recheada de brincadeiras e diversão contempla as crianças e adolescentes atendidas no Centro da Juventude Santa Cabrini. As atividades são desenvolvidas em alusão ao dia da criança, nos horários de 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. As ações iniciaram na segunda (8) e seguem até quinta-feira (11).

A previsão é que 150 crianças e adolescentes participem das atividades. “A realização da Semana da Criança fortalece a cidadania das crianças e adolescentes atendidos, através da garantia do direito de brincar, assegurado pela Constituição de 1988, assim como pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, comenta Valdelivia Pereira, assistente social da instituição.

Entre as atividades, estão sendo realizadas: oficinas de reciclagem; brincadeiras de adivinhação através das mímicas; carrinho com as mãos; dança do bambolê; oficina de capoeira; campeonato do desenho mais criativo; cabo de guerra; dança das cadeiras; torre de copos; campeonato de forró; gincana intergeracional, entre outras.

As ações são realizadas pelos educadores sociais e facilitadoras da instituição, além de contar com a presença de voluntários pertencentes à comunidade. O Centro da Juventude Santa Cabrini atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade em situação de vulnerabilidade e/ou risco social que residem na região da Vila Irmã Dulce e adjacências.

O acesso ao serviço é realizado através de busca espontânea ou por meio de encaminhamentos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Escolas do território. A instituição é vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).