Nesta quarta-feira (26), celebra-se o Dia Nacional do Surdo, data que reforça a importância da luta pela inclusão e garantia de direitos da comunidade. Em Teresina, com o intuito de fortalecer a inclusão, é ofertado o Serviço de Auxílio ao Surdo – S.A.S.

Através do trabalho, as pessoas com surdez têm acesso aos serviços públicos, como consultas médicas, audiências judiciais e entrevista de emprego, na companhia de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Desde o seu lançamento, no dia 30 de agosto de 2017, já foram realizados 1.615 atendimentos dentro e fora da instituição.

“Hoje, através do Serviço, o surdo tem a oportunidade de participar das entrevistas de emprego e problemas como a falta de orientações em questões básicas, mudaram. Agora, fazemos treinamentos, capacitações, vivências direcionadas para entrevistas de emprego etc. Como resultado, pessoas surdas estão conseguindo o seu direito ao trabalho e a vida digna”, destaca Marcos Júnior, coordenador do Serviço “Levanta-te, Vem Para o Meio”, da Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Além disso, Marcos frisa que os cuidados com a saúde da população surda também foram aprimorados, bem como as relações familiares. “Encontramos situações em que o surdo não participava das decisões da família, pois não conseguiam se comunicar. O serviço promoveu um diálogo aberto entre o surdo e sua família. Além disso, nos tratamentos de saúde, as orientações necessárias passam a ser repassadas com mais facilidade e exatidão de detalhes, antes despercebidos. Nesse contexto é importante destacar que o papel do Intérprete é o de ser promotor da autonomia do Surdo, pois o surdo é o agente de sua cidadania”, completa.

Para ter acesso ao Serviço, basta comparecer na Ação Social Arquidiocesana, com RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico. O atendimento é de 8h às 13h30, de segunda a sexta-feira. Para solicitar o Serviço, é necessário que se compareça com, no mínimo, três dias de antecedência. O telefone para contato é (86) 99418-4440.

O Serviço é ofertado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), por meio do “Levanta-te, vem para o Meio”, com apoio da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).