A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres conversou, hoje (20), com alunos de três turmas do sexto ano da Escola Municipal Antônio Gayoso sobre violência de gênero. A atividade faz parte do projeto Paz na Escola, que tem o objetivo de prevenir a violência levando cidadania ao ensino municipal. O Paz na Escola é uma das ações do Vila Bairro Segurança, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Durante as oficinas, ministradas pelo sociólogo Weriquis Sales, os alunos refletiram sobre ações cotidianas que cuminam na violência e na naturalização de estereótipos. “A proposta visa proporcionar uma momento de reflexão sobre como as questões de gênero transversam o fenômeno da violência, inclusive as vivenciadas no espaço escolar, levando os discentes a construção para tomadas de atitudes de respeito para com as diferenças e diversidades que compõem esse espaço”, explicou o sociólogo.

“O Paz na Escola é um projeto que trabalha a prevenção à violência, abordando questões relacionadas à mulher, ao trânsito, à juventude. Nos sentimos felizes com a condução e participação de todas as secretarias envolvidas no projeto, que já começa a dar seus primeiros sinais de boa atuação”, comenta Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

O Vila Bairro Segurança tem como objetivo reforçar a segurança nos bairros da capital, por meio dos projetos Blitz Sufoco e Teresina Protege, do eixo ‘Proteção’, mas também através de projetos do eixo ‘Prevenção’, como o próprio ‘Paz na Escola’, além do ‘Educando Para Prevenir’, ‘Todos Por Um’, ‘Meu Bairro é Vivo’ e ‘Sou Capaz’.