Nesta quarta-feira (11), foram comemorados os quatro anos de reabertura do Restaurante Popular de Teresina, completados no último dia 1º de julho. O Restaurante oferece diariamente cerca de mil refeições. De acordo com números divulgados pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), nesses quatro anos foi oferecido cerca de um milhão de refeições para os teresinenses.

A programação contou com o corte de bolo em comemoração à data; apresentação musical de alunos do Projeto Música Para Todos; e distribuição de panfletos informativos sobre formas de garantir uma alimentação saudável. O espaço é administrado pela Fazenda da Paz, unidade que tem convênio com a Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi.

Temos a certeza de que o Restaurante Popular tem contribuído diretamente com a segurança alimentar de nossa população, especialmente àqueles que transitam pelo centro, durante o horário do almoço, com esses mais de um milhão de refeições distribuídas. A Prefeitura de Teresina está muito contente com a qualidade do serviço prestado para a população, que retribui essa qualidade estando sempre presente aqui neste espaço”, declara o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

São cerca de 17 profissionais envolvidos diretamente no Restaurante Popular. Com uma área de 1.146 metros quadrados, o espaço conta com refeitório, composto por 55 mesas, e tem capacidade para receber 286 pessoas ao mesmo tempo. O preço popular e a qualidade da refeição é um dos motivos do grande número de pessoas que almoçam no local, que fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.

Quanto ao preparo dos alimentos, o cuidado é desde a chegada até a entrega ao consumidor, como explica Miqueline Fortes, nutricionista do Restaurante Popular. “Quando o lote chega, fazemos higienização e armazenamento. Os cozinheiros são equipados com luvas, máscaras, todo o necessário. Todas as condições de higiene são seguidas, o RP está sempre limpo. E conferimos, constantemente, a temperatura dos alimentos, para ver se está em condições ideais”, destaca a profissional.

Diariamente, 7% das refeições produzidas são distribuídas para pessoas em situação de rua. Trabalhadores formais e informais, desempregados, estudantes, aposentados, beneficiários de programas sociais, pessoas em situação de rua estão entre o público beneficiário do serviço.

Pessoas como Dona Maria do Carmo Rocha, de 74 anos, moradora do bairro Água Mineral. Ela, que é microempreendedora, conta que não pode voltar para a casa para poder almoçar. “É muito econômico aqui. Com o salário que a gente tem, não dá para gastar muito com alimentação e aqui acaba sendo uma boa opção, saudável, rápido atendimento e barato. E hoje ainda está melhor, porque tem um bolo de aniversário depois do almoço”, brinca.

A instituição é administrada pela Fazenda da Paz, assim também propicia a inclusão social, pois emprega egressos do tratamento terapêutico em decorrência do uso de drogas. O Restaurante Popular está localizado na Rua Lisandro Nogueira, com funcionamento no segundo piso do Mercado Central São José, no centro de Teresina.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).