As escolas da rede municipal de ensino de Teresina deverão contar com disciplina específica de prevenção à violência. A proposta foi apresentada nesta segunda (25) ao prefeito Firmino Filho, no Palácio da Cidade, por representantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que já desenvolvem projetos com essa matriz em vários estados brasileiros.

O prefeito Firmino Filho manifestou sua simpatia pelo trabalho desenvolvido pelo Fórum e agradeceu pelo novo projeto concebido especificamente para Teresina. Ele lembrou que o Fórum já é parceiro da Prefeitura de Teresina em ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Projeto Vila Bairro Segurança.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, explicou que a ideia é trabalhar inicialmente com a primeira infância nos centros municipais de educação infantil. O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, também participou da reunião.

A coordenadora do projeto do Fórum para Teresina, Cristina Neme, destacou que entre as bases do projeto estão a utilização de metodologia socioemocional e comportamental, por meio de disciplinas específicas e palestras direcionadas à comunidade de um modo geral, fazendo com que a sociedade participe efetivamente das ações de forma integrada.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização não governamental que tem como parceiros como gestores públicos e privados, universidades, policiais e sociedade civil. Entre as cidades que contam com projetos dessa natureza estão Niterói (RJ) e Sobral(CE).

Vila Bairro Segurança

O programa da Prefeitura de Teresina, conduzido por meio da Semcaspi, trabalha uma proposta multissetorial de segurança pública. A ação contempla os 13 bairros que formam a região do Parque Lagoas do Norte, sendo eles: o Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim.