Neste dia 26 de junho é celebrado internacionalmente o Dia contra o Abuso e Tráfico de Drogas. E em Teresina, o Programa Vila Bairro Segurança promove ações de prevenção ao uso das drogas, levando atividades de conscientização para os alunos das escolas municipais da capital, através de ações educativas sobre a temática das drogas na orientação de crianças, adolescentes, pais e educadores.

No primeiro semestre, o projeto foi realizado nas escolas municipais Nova Brasília; Galileu Veloso; Bezerra de Meneses; Antônio Gayoso e Moacir Madeira Campos, todas na zona Norte de Teresina, onde o Vila Bairro Segurança está sendo executado. A projeção é que, nos meses de maio e junho, a temática tenha sido trabalhada com quase dois mil alunos.

O projeto Educando para Prevenir compõe a frente de prevenção do Vila Bairro Segurança. Na primeira fase são planejadas ações integradas que buscam, no âmbito das políticas públicas do município, a identificação de fatores de risco na oficina, cujo objetivo é entender a gravidade do tema das drogas na infância.

Esse projeto faz o que é de mais importante na construção da cidadania, que é levar a informação à criançada sobre o não uso de drogas. Além disso, também são abordados outros temas, como o bullying. Todos esses temas são apresentados pela Guarda Municipal de Teresina, por meio de uma linguagem lúdica”, comenta Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

No ‘Educando para Prevenir’, agem em articulação a Semcaspi e a Secretaria Municipal de Educação (Semec). A execução do projeto é feita pela Guarda Civil Municipal de Teresina, em um primeiro momento e, posteriormente, o projeto conta com o auxilio de profissionais do território, assistentes sociais e psicólogos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

O que é interessante no projeto é que não para na questão da informação, mas também existe um processo de encaminhamento das situações consideradas graves, do ponto de vista do conhecimento dessas crianças com o universo das drogas”, destaca Débora Ferraz, assessora técnica da Semcaspi.

Vila Bairro Segurança

O programa da Prefeitura de Teresina, conduzido por meio da Semcaspi, trabalha uma proposta multissetorial de segurança pública. A ação contempla os 13 bairros que formam a região do Parque Lagoas do Norte, sendo eles: o Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim.